teepOEE- Sistema MES para indústrias do futuro
Com nossa solução, sua indústria ganha produtividade, eficiência e muito mais controle!
95% é resolvido na gestão do processo produtivo e não comprando novas máquinas.
teepOEE- Sistema MES
Apontamento automático de produção em tempo real
A solução teepOEE representa um avanço significativo no cenário industrial, proporcionando uma abordagem eficaz para o aumento da eficiência operacional. Ao integrar-se diretamente aos sistemas de controle da máquina, seja por meio de módulos I/Os ou conexão direta com o CLP, o teepOEE oferece uma coleta de dados de produção precisa e em tempo real, permitindo um monitoramento detalhado das operações fabris.
Ao facilitar a coleta e análise de dados em tempo real, a solução capacita as empresas a tomarem decisões informadas e a implementarem melhorias contínuas, resultando em uma produção mais eficiente, com menor tempo de inatividade e maior qualidade dos produtos.
Com o teepOEE sua empresa saberá em TEMPO REAL o que está produzindo e como está sendo produzido.
Aumente a eficiência e a produtividade sem a necessidade de investir em maquinário ou mão-de-obra. Monitore as máquinas, operadores e processos, e se algo estiver fora do planejado, receba avisos e alertas para sanar o problema o quanto antes.


Informações precisas e em tempo real
Operadores
Paradas
Refugos
Performance
Relatórios
OEE
Notificações
Alertas
o que é o OEE?

O OEE (Eficácia Geral do Equipamento) é uma métrica de “melhores práticas” para monitorar e melhorar a eficiência de seus processos de fabricação (ou seja, máquinas, células, linhas de montagem, etc.).
OEE é simples, prático e poderoso. É preciso, e reune as mais comuns fontes de perdas de produtividade industrial e as coloca em três categorias: Disponibilidade, Performance e Qualidade.
Ao fazer isso, destila dados de produção complexos em métricas simples e compreensíveis que fornecem um indicador para medir a verdadeira eficiência de fabricação. Isto também constitui a base para ferramentas que ajudam a melhorar a produtividade.
o que é cada índice?
- Disponibilidade: mede as perdas de produtividade devido ao tempo de inatividade (eventos que interrompem a produção planejada por um período de tempo apreciável).
- Performance: mede as perdas decorrentes de ciclos lentos (fatores que causam que o processo opere a menos que a velocidade máxima possível).
- Qualidade: mede as perdas de peças fabricadas que não atendem requerimentos de qualidade.
Juntos, esses três fatores se combinam em uma Pontuação OEE – um número único que fornece uma medida completa de eficiência e eficácia da fabricação.
OEE fornece uma maneira consistente e comprovada de medir a eficácia de iniciativas de manufatura enxuta, TPM (Manutenção Produtiva Total) programas e outras iniciativas de produtividade.
OEE fatores
Começamos com o Tempo de Operação da Planta, que é a quantidade de tempo que sua instalação está aberta e disponível para operação do equipamento.

Do Tempo de Operação da Planta, subtraímos a Parada Planejada, que inclui todos os eventos que devem ser excluídos da análise de eficiência porque não há intenção de executar a produção (por exemplo, pausas, horários programados, períodos de manutenção, períodos em que não há nada para produzir). O restante do tempo é o tempo de produção planejado.

DISPONIBILIDADE
A disponibilidade leva em consideração a perda de tempo de inatividade, que inclui todos os eventos que interrompem a produção planejada por um período de tempo apreciável (geralmente muitos minutos). Exemplos incluem falhas de equipamentos, escassez de materiais, e tempo de setup. O tempo de setup está incluído na análise OEE, pois é uma forma de tempo de inatividade. Embora geralmente não seja possível eliminar o tempo de setup, na maioria dos casos ele pode ser reduzido (a base dos programas SMED).
O tempo restante é denominado Tempo de Operação. Disponibilidade é a proporção de tempo de operação até o tempo de produção planejado.

PERFORMANCE
A performance leva em consideração a perda de velocidade, que inclui todos os fatores que fazem com que seu processo opere abaixo da velocidade máxima possível. Os exemplos incluem desgaste da máquina, materiais de qualidade inferior, falhas de alimentação e ineficiência do operador. O tempo restante é chamado de tempo operação líquida. Desempenho é a relação entre o tempo operacional líquido e o tempo operacional.

QUALIDADE
A qualidade leva em consideração a perda de qualidade, que leva em consideração as peças produzidas que não atendem aos padrões de qualidade, inclusive peças que necessitam de retrabalho.
O tempo restante é chamado de Tempo Totalmente Produtivo. Qualidade é a proporção de Tempo totalmente produtivo até tempo operacional líquido.

OEE
OEE leva em conta todos os três fatores e é simplesmente a proporção de Tempo Totalmente Produtivo até o tempo de produção planejado. Em outras palavras, representa a porcentagem de tempo de produção gasto na fabricação de peças boas (sem perda de qualidade perda), o mais rápido possível (sem perda de velocidade), sem interrupção (sem perda de tempo por paradas).
as 6 grandes perdas
Um dos principais objetivos dos programas OEE e TPM é reduzir e/ou eliminar o que é chamado de Seis Grandes Perdas – as causas mais comuns de perda de eficiência na fabricação.

Agora que sabemos o que são as Seis Grandes Perdas e alguns dos eventos que contribuem para estas perdas, podemos concentrar-nos em formas de monitorá-las e corrigi-las.
Por exemplo, não é importante apenas saber quanto tempo de inatividade seu processo está enfrentando (e quando), mas também para atribuir o tempo perdido à fonte específica ou motivo da perda (tabulado através de Códigos de Razão).
Com os dados de tempo de inatividade e código de motivo tabulados, a análise da causa raiz podem ser aplicados, começando pelas categorias de perdas mais graves.
Automatizar seu processo de coleta de dados é uma meta importante, pois irá resultar em informações muito mais oportunas e precisas – informações que dá aos gestores e operadores a capacidade de reagir rapidamente a quaisquer problemas que surjam. Também é importante dar aos seus operadores metas que forneçam feedback em tempo real sobre como eles estão se saindo em comparação com o seus padrões estabelecidos.
OEE de classe mundial
OEE de classe mundial para fábricas discretas-fabricação por fases de processos- é geralmente considerado 85% ou melhor.
Estudos indicam que a pontuação média do OEE para fábricas discretas é de aproximadamente 60%. Claramente, há espaço significativo para melhoria na maioria das fábricas.
Imagine que 40% de melhoria (aumentando OEE de 60% para 85%) na produtividade poderia fazer pela sua competitividade e lucratividade.

sua margem líquida vai aumentar com o controle do OEE!
O índice OEE é um dos mais importantes para o aumento da eficiência e da lucratividade no chão de fábrica.
Vamos dar um exemplo bem simples:
Imagine uma máquina/centro de custo, onde tem 176 horas disponíveis para trabalhar (já tirando horas de refeição).
Se nessas 176 horas temos um OEE de 30% (média do OEE na indústria brasileira), precisamos de 586 horas no mês, ou seja, 410 horas excedentes, quase 2,5 turnos/máquinas a mais.
Nesse cenário, sua empresa não consegue entregar os pedidos dentro do prazo de entrega e isso vai impactar na insatisfação de seus clientes.
A maioria dos empresários nessa situação, compra mais máquinas ou contrata mais mão de obra e/ou hora extra. Ou seja, a margem vai diminuindo cada vez mais.
Agora vamos dar um outro exemplo:
Aumentamos o OEE sem comprar mais máquinas, sem investir em hora extra ou colaboradores, só atacando as ineficiências que estão acontecendo no chão de fábrica, como paradas, setups, entre outros.
Nós aumentamos o OEE de 30 para 50%, a necessidade de 586 horas já baixa para 352 horas, ou seja, de quase 2,5 turnos, você só baixa para 1 turno excedente. E assim sucessivamente…

Com uma solução de controle do OEE de forma automática e online dentro do chão de fábrica, sua margem líquida vai aumentar!!
1% de aumento do OEE representa de 3 a 7% no lucro (DRE).

Comunicação direta
Comunicação direta com a máquina, via CLP ou sensores digitais e/ou analógicos.
Relatórios BI
Análise de relatórios e gestão à vista com dashboards.
Sistema
Sistema distribuído e escalável
Dispositivos iOT
Integração com dispositivos iOT.
Qualquer dispositivo
Acesso por qualquer dispositivo do mercado.
Tempo Real
Acompanhe em tempo real o que e como está sendo produzido.
atuamos no segmento da sua empresa







o que dizem os clientes...




alcance altos níveis de produtividade.
Fale conosco agora e transforme seus resultados operacionais.

EBOOK
Guia de Bolso:
OEE - Muito além dos cálculos
“Estudos indicam que a pontuação média do OEE para fábricas discretas é de aproximadamente 60%. Claramente, há espaço significativo para melhoria na maioria das fábricas. Imagine que 40% de melhoria (aumentando OEE de 60% para 85%) na produtividade poderia fazer pela sua competitividade e lucratividade.“
confira alguns artigos de nossos especialistas

As Dores de Uma Indústria na Competição
Autor: Eng. Sérgio Couto (2023) "Eu poderia começar este “post” dizendo que o monitoramento da produção, dentro da transformação digital, poderia ser uma alternativa para a base competitiva da empresa ganhar mais pedidos, mas, isso deixou de ser uma verdade!" ...