Controle de sobrepeso e sobrevolume de produtos na indústria: Você sabe o quanto está perdendo financeiramente?

Controlar Sobrepeso e Sobrevolume é um dos grandes desafios das empresas em relação à redução de perdas. Trata-se do excesso de peso ou volume além da quantidade indicada na embalagem de um produto que é enviado ao mercado consumidor.


Esse excesso “doado” ao mercado é uma forma das empresas evitarem que o produto seja vendido com quantidade menor que o indicado, o que poderia gerar autuações e multa, além de grande prejuízo à imagem da empresa. A falta ou deficiência nos controles e monitoramento do processo de produção e de embalagem e/ou envase também contribuem para esse excesso.


Importante lembrar que essa “dor” não se aplica apenas a segmentos que vendem produtos ao consumidor final em unidades de medida de peso e volume, tais como Alimentos, Bebidas, Bens de Consumo, Cosméticos, Químico, Varejo e Agronegócio. 


Existem casos em que se vende por peças, unidades, sacas de commodities com um determinado “
peso de Engenharia” (peso padrão). É o caso de empresas de embalagens, artefatos plásticos, peças metálicas, vidros, etc. Nessa situação também pode ocorrer excesso de peso.


De fato, as empresas precisam controlar muito bem o Sobrepeso ou Sobrevolume, já que esse excesso significa perda financeira, impactando na Margem Líquida. A perda em apenas uma única embalagem ou peça pode até ser pequena, mas quando multiplicada pelo volume de produção mensal de um produto, pode se transformar em um valor altamente representativo.


Portanto, a aplicação de ferramentas estatísticas e a utilização de recursos de automação industrial
são muito recomendáveis para otimizar a média real, de maneira que se possa reduzir ao máximo o sobrepeso ou sobrevolume, mas sem impactar no subpeso ou subvolume.


Isso passa pela necessidade de reduzir desvio padrão através da implementação de controles de produção preventivos e mais robustos. A consequência é a redução da variabilidade do processo e uma gestão mais eficiente do negócio.


A VF Consultoria ajuda as empresas a minimizar essa “dor” desde 2007, com projetos focados em “Reduzir sobrepeso ou sobrevolume (%/mês)”, com o mínimo de risco em autuações. Os ganhos financeiros são expressivos e podem variar de R$ 300 mil a R$ 1,3 milhão/ano por projeto, gerando ROI sempre acima de 700% ao ano. A captura de ganhos inicia com 2 a 4 meses.

 

A abordagem desenvolvida pela VF Consultoria com base no Lean Six Sigma DMAIC é bem direta ao ponto, simples e rápida de iniciar!

 

Além dos expressivos ganhos financeiros, também existem vários ganhos intangíveis:

. Desenvolvimento de Pessoas e Lideranças;

. Maior engajamento de Pessoas e Áreas do Negócio;

. Maior conhecimento dos processos envolvidos e de análise de dados desses processos;

. Tomadas de decisões mais assertivas para o Negócio.

 

“Com melhoria de processos é possível cumprir as regulamentações vigentes e reduzir custos ao mesmo tempo, sem prejudicar os seus consumidores.”

Rolar para cima