A maximização do TEEP está diretamente relacionada com automação industrial. Isso porque, graças a convergência de tecnologias digitais como a inteligência artificial e a Internet das Coisas, foi possível tornar os processos industriais mais eficientes e inteligentes.
Isso significa que a Indústria 4.0 está impulsionando os processos produtivos e transformando a forma como as indústrias operam. Contando com a ajuda de recursos tecnológicos, é possível automatizar os processos e eliminar desperdícios, incidentes de falhas humanas e também melhorar a qualidade do produto final.
A importância da eficiência operacional
A eficiência operacional é um dos fatores mais importantes quando tratamos do TEEP. Isso porque a substituição de processos manuais por processos automatizados permite que a indústria reduza seu tempo de inatividade e aumente a sua velocidade de produção, conseguindo atender a uma demanda cada vez maior.
Já é possível utilizar ferramentas como os robôs industriais para a realização de tarefas repetitivas com mais precisão, permitindo que a indústria desloque a sua equipe para tarefas que necessitam de maiores cuidados.
Além disso, também é possível automatizar processos para implementação de sistemas de monitoramento em tempo real, permitindo uma coleta de dados sobre tudo que acontece dentro da indústria, como é o caso do desempenho dos equipamentos. Com base nessas informações, os gestores conseguem intervir de forma proativa na resolução de problemas e otimização dos processos, com foco na redução do tempo de inatividade e maximização da performance.
Leia também: Controle de Produção: Como Evitar Gargalos e Melhorar a Produtividade
A maximização do TEEP com a ajuda da tecnologia
Além dos fatores que citamos anteriormente, também é possível alcançar a maximização do TEEP através da utilização de sistemas de manutenção preditiva. Isso é possível através de análise de sensores avançados, permitindo que a indústria monitore o estado e a eficiência dos equipamentos.
Também é possível integrar os sistemas de gestão da indústria (ERP) permitindo uma visão mais ampla dos processos. Essas informações vão permitir um processo de tomada de decisão mais inteligente e garante que os gestores consigam implementar melhorias conforme a necessidade.
Com base nisso, podemos entender que a automação representa um papel fundamental na maximização do TEEP dentro da indústria 4.0. A substituição dos processos manuais por sistemas automáticos, a indústria melhora a sua eficiência operacional, otimiza o desempenho geral e aumenta a disponibilidade dos equipamentos e consequentemente os lucros aumentam. Entre em contato conosco e conheça as melhores ferramentas de automação para ajudar a sua empresa a alcançar um diferencial competitivo no mercado.