O controle de produção é um processo fundamental para otimizar o gerenciamento produtivo dentro de uma Indústria. Através dessa estratégia é possível realizar o planejamento de quando, quanto e como a produção será estabelecida, assim como acompanhar a efetividade dos processos e o resultado da empresa.
O planejamento da produção é uma estratégia determinante para conseguir estabelecer uma maior produtividade e garantir que a indústria consiga entregar produtos de qualidade para os consumidores. Isso porque, quanto mais informações forem colhidas para a equipe gestora, mais facilitado será o processo de produção.
Considerando que a competitividade no mercado se encontra cada vez mais acirrada, eles conseguem controlar de forma mais assertiva os seus processos industriais e estabelecer um patamar mais competitivo no mercado. A era da informação é uma realidade e também deve ser implementada dentro de indústrias e empresas de todos os segmentos.
Como o controle de produção pode melhorar a minha indústria?
Através da coleta e entrega de informações consolidadas sobre o processo produtivo, o controle de produção industrial consegue agregar diversos benefícios para a empresa, como veremos a seguir:
- Emite o controle e planejamento da produção;
- Contribui para a organização do estoque de matérias-primas;
- Otimiza o fluxo de materiais;
- Permite que os gestores consigam tomar decisões mais inteligentes e assertivas;
- Melhor o resultado do produto final;
- Aumenta a produtividade dos equipamentos e dos colaboradores;
- Ajuda a reduzir desperdícios e perdas na produção;
- Reduz os custos produtivos;
- Combate a ociosidade dos equipamentos e dos colaboradores;
- E muito mais.
Nesse sentido, podemos entender como o controle de produção é um processo fundamental para indústria de todos os segmentos. Através dessa estratégia os gestores conseguem programar de forma estratégica a produção, monitorar as máquinas e os colaboradores e garantir um sequenciamento de produção mais efetivo.
Baseado nos objetivos do controle de produção, podemos determinar como cada um dos aspectos fundamentais funciona na prática:
Quando produzir
A programação da produção é a etapa basal para garantir que todos os processos ocorram conforme o esperado. Através dessa programação, é possível reduzir o prazo de entrega e garantir que toda a demanda seja atendida dentro de um espaço de tempo pré-determinado.
Quanto produzir
Sabendo a capacidade dos maquinários e a produtividade dos colaboradores fica mais fácil estabelecer as quantidades específicas da produção. Com base nisso, os gestores passam a entender quanto deve ser produzido diante das necessidades e demandas do mercado.
Ordem de produção e sequenciamento
Entendendo de forma específica como a produção funciona, quantidade de matéria-prima e o tempo necessário para correr por todas as etapas, fica mais fácil sequenciar e priorizar a produção de forma inteligente. Sabemos que diferentes produtos podem apresentar tempos de produção distintos, sendo necessário organizar a produção de acordo com cada etapa.
Monitoramento de produção
O monitoramento é fundamental para garantir que todas as etapas estão sendo estabelecidas de acordo com a demanda e garantir também que todas as melhorias necessárias foram implementadas no chão de fábrica. Através do monitoramento, o gestor terá acesso a dados essenciais para garantir uma produção mais efetiva e inteligente, focado no crescimento da empresa e nos resultados esperados.
A tecnologia pode te ajudar
Utilizando o controle de produção automatizado, os gestores da sua empresa poderão estabelecer essa gestão de forma mais inteligente. Com a ajuda do sistema correto, é possível minimizar a incidência de erros e falhas humanas e garantir que todos os processos sejam monitorados simultaneamente.
Embora o controle manual tenha sido utilizado por muitos anos, essa estratégia não consegue entregar mais os resultados que costumava. Isso porque boa parte das Indústrias já estabeleceu a automação como prioridade dentro dos seus processos, fazendo com que empresas perdessem competitividade quando não auxiliadas pela tecnologia. Utilize os recursos tecnológicos disponíveis de forma inteligente e consiga garantir um espaço no mercado, entregando para os seus consumidores qualidade e agilidade.