Estratégias proativas de manutenção para otimizar o OEE

 

Levando em consideração a alta competitividade das indústrias na atualidade, a eficiência operacional é um fator fundamental para alcançar o sucesso em um posicionamento competitivo. Por esse motivo, as indústrias vêm buscando maneiras mais eficientes de alcançar o melhor desempenho e resultados, utilizando estratégias para otimizar o OEE e para avaliar a eficiência dos seus processos.

 

A maximização do OEE é mais do que apenas garantir uma operação eficiente. Através disso, é possível adotar estratégias proativas de manutenção e entregar resultados superiores ao mercado.

 

O que é o OEE?

 

O OEE é uma métrica responsável pela medição da eficiência global dos equipamentos ou processos produtivos, considerando a disponibilidade, performance e qualidade. A disponibilidade se refere ao tempo onde o equipamento está disponível para sua produção, a performance se refere a velocidade real da produção e a qualidade da quantidade de produtos bons produzidos em comparação ao total da produção.

 

Isso significa que quanto mais alto for o OEE da sua indústria, mais eficientes são os equipamentos que são utilizados e maior a lucratividade da empresa. Ao obter um índice de OEE baixo, é possível que a sua indústria apresente falhas e necessidades de melhoria.

Leia também: Como Escolher o Melhor Sistema de Controle de Produção para a Sua Empresa

Quais as melhores estratégias proativas de manutenção?

 

Para garantir uma indústria cada vez mais eficiente, o processo de manutenção deve ser implementado de acordo com a demanda e considerando a redução da indisponibilidade dos equipamentos. Iremos listar a seguir dois processos muito eficientes:

 

Manutenção preditiva

 

A manutenção preditiva é um processo que se baseia na coleta de dados dos equipamentos em tempo real, ajudando a prever a necessidade de uma manutenção. Para isso, a sua indústria necessita implementar sistemas de monitoramento para conseguir identificar a produtividade e o desempenho das suas máquinas.

 

Com base nessas informações, a sua equipe de manutenção poderá agir antes que aconteça uma falha real, minimizando o tempo de inatividade e aumentando a vida útil do equipamento.

 

Manutenção preventiva

 

A manutenção preventiva é um processo estabelecido para evitar que o equipamento apresente falhas não programadas. É necessário estabelecer inspeções e manutenções programadas de acordo com o intervalos de tempo pré calculados, ou baseados no ciclos de produção

 

Assim como a manutenção preditiva, a manutenção preventiva ajuda a evitar falhas e manter os equipamentos sempre eficientes.

 

Manutenção proativa e seus benefícios na Indústria 4.0 

 

A manutenção proativa é fundamental na otimização do OEE, garantindo uma série de benefícios como:

 

  • Redução do tempo de inatividade não planejado;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Aumento da vida útil do equipamento;
  • Redução dos custos de manutenção;
  • Aumento da rentabilidade.

 

A abordagem proativa de manutenção permite que as indústrias reduzam seu tempo de inatividade, aumentem a eficiência e garantam resultados superiores. Dessa forma, é possível alcançar um posicionamento competitivo diferenciado no mercado, se destacando seus concorrentes e entregando melhores produtos para os consumidores. Entre em contato conosco e descubra como a tecnologia certa pode fazer toda diferença nos seus processos produtivos.

 

Rolar para cima