A eficiência e a otimização dos processos são prioridade em todos os setores industriais, e as métricas de OEE e TEEP possuem um papel fundamental no controle da eficiência. Essas duas métricas ajudam os gestores a obter uma visão ampla da utilização dos equipamentos industriais, considerando aplicações específicas para cada uma.
Para entender melhor como essas métricas são aplicadas, precisamos entender o conceito de cada uma delas:
O que é OEE
O Overall Equipment Effectiveness – OEE, consiste em uma métrica utilizada na indústria para conseguir quantificar a eficiência global de um equipamento. Para alcançar esse valor é necessário multiplicar três fatores: disponibilidade, performance e qualidade.
Nesse caso, a disponibilidade se refere ao tempo que o equipamento se encontra disponível para utilização, a performance se refere à velocidade real da produção em comparação a velocidade planejada e a qualidade está relacionada com a proporção dos produtos bons em relação ao total que foi produzido.
O que é TEEP
Enquanto por um lado o OEE se refere a eficiência do equipamento durante a produção, o TEEP leva em consideração todo o tempo de produção, tempo planejado e inclui também as paradas programadas e não programadas.
Qual a diferença entre essas duas métricas?
A diferença entre essas duas métricas se encontra principalmente no escopo de análise. Enquanto o OEE se refere exclusivamente ao tempo de produção efetivo, o TEEP considera não só o tempo de produção como também o planejamento e os tempos de parada.
Outra diferença igualmente importante está no objetivo na utilização de cada uma dessas métricas. Isso porque o OEE é utilizado na identificação de oportunidade de melhoria durante a produção efetiva, enquanto o TEEP proporciona uma visão abrangente do desempenho dos equipamentos. Isso significa que ele pode ser utilizado para o planejamento da capacidade e a programação da produção efetiva.
Leia também: Controle de Produção: Como Evitar Gargalos e Melhorar a Produtividade
Como essas métricas podem ser aplicadas na indústria?
Dada a sua importância, ambas métricas são fundamentais no planejamento de produção e no controle de eficiência dentro da indústria. É possível utilizá-las para identificar gargalos de produção, calcular perdas e direcionar os esforços de maneira mais estratégica.
Graças a essa métrica, as organizações conseguem identificar setores que precisam de mais atenção e implementar melhorias conforme a necessidade da indústria. Ele permite a identificação de falhas na produção e incidentes de baixa velocidade.
O TEEP por exemplo, é muito aplicado nas indústrias que sofrem com paradas programadas frequentes, como acontece na indústria alimentícia e farmacêutica, onde é necessário interromper os processos para higienização dos equipamentos.
Utilizar as métricas adequadas pode fazer toda a diferença dentro da sua indústria. Aliadas às ferramentas corretas, essas métricas podem ajudar a alcançar resultados diferenciados e determinar qual a melhor estratégia de crescimento do seu negócio.Converse conosco sobre as soluções MES voltados a Indústria 4.0 que podem ajudar a sua empresa a ser mais competitiva.