Controle do processo produtivo em fábricas de alimentos e os desafios deste segmento.

Sabemos que no ambiente industrial, independentemente do segmento, o controle do processo produtivo e de qualidade é um aspecto fundamental para garantir bons resultados ao Negócio. Esse fator é ainda mais prioritário quando se trata da Indústria de Alimentos, principalmente porque os produtos são destinados ao consumo humano e animal, devendo obedecer a rígidos critérios sanitários. Por isso é necessário adotar estratégias para controlar o processo produtivo com mais inteligência e assertividade, garantindo que a indústria possa alcançar todos os objetivos traçados.

Além de garantir que todas as etapas estejam sendo seguidas conforme o esperado, é igualmente importante realizar o controle da matéria-prima, insumos, embalagens e da finalização do produto para os consumidores, de forma a evitar desperdícios nos processos. Isso significa que, além de conscientizar todos os colaboradores da importância de um processo eficiente, também é preciso adotar ferramentas que ajudem a estabelecer esse controle.

 

Desafios do Controle de Produção na Indústria Alimentícia

 

Diante da enorme representatividade que a indústria alimentícia tem dentro da economia, é imprescindível encontrar formas de alcançar mais produtividade com menores custos, para se destacar frente à concorrência. Entretanto, existem diversos desafios que devem ser enfrentados, como veremos a seguir:

Sazonalidade

 

Os períodos de safra e entressafra têm grande impacto nos processos da indústria alimentícia. Dependendo do período e do tipo de matéria-prima que é utilizada, é necessário que haja por parte dos gestores do Negócio um eficiente planejamento de compra e de armazenamento que garantam a qualidade e integridade das matérias-primas, além dos menores preços, porém sem incorrer em desperdício por conta da validade.

Também é necessário prever com uma boa dose de precisão quais serão as demandas do mercado para permitir o direcionamento mais assertivo dos processos produtivos ao longo do ano.

 

Aspectos sanitários

 

A continuidade de uma indústria alimentícia depende fortemente da sua adequação às exigências sanitárias vigentes. Existe uma grande preocupação com os processos realizados dentro dessa indústria, como é feita a manipulação dos materiais, segurança e higiene dos profissionais, condições para o armazenamento e principalmente, a higiene do local, como sanitização e o CIP (Clean in Place). Por produzir e manipular alimentos e bebidas, a indústria alimentícia precisa focar nesses processos para manter a qualidade do produto que é oferecido, garantindo que não haja efeitos adversos à saúde do consumidor.

Todas essas preocupações levam a uma das maiores prioridades da indústria alimentícia: garantir que todas as etapas do processo produtivo, de armazenamento e de transporte sejam realizadas sem o risco de contaminações químicas ou microbiológicas, para proteger os consumidores e consequentemente, a reputação da empresa.

Para garantir que a matéria-prima e insumos se mantenham seguros e que os produtos armazenados estejam dentro do prazo de validade, é essencial contar com um sistema de controle de produção, que irá ajudar a evitar perdas e manter o estoque sempre organizado.

 

Acondicionamento

 

O armazenamento tanto da matéria-prima quanto dos produtos finalizados é um dos aspectos mais importantes dentro da indústria alimentícia. É necessário estabelecer uma metodologia que evite as perdas e danifique os produtos, garantindo o acondicionamento adequado de produtos perecíveis.

Existem padrões de qualidade e de armazenamento que devem ser seguidos para que a indústria consiga se manter no mercado, de forma que a sua adequação é indispensável.

 

Certificações

 

Além desses fatores, também é necessário que a indústria conte com todas as certificações necessárias para a produção, comercialização e exportação de produtos alimentícios. Algumas são obrigatórias, como o SIF (Selo de Inspeção Federal) e outras são voluntárias, como o selo de Produto Vegano. As certificações voluntárias geralmente são obtidas com o objetivo de atender a uma estratégia do Negócio, como por exemplo, atingir um determinado mercado.

Existem selos para certificações que comprovem desenvolvimento com sustentabilidade, cumprimento de normas trabalhistas, processos que evitam crueldade com animais, preocupações ambientais, garantia de procedência, produto livre de Glúten e muitos outros.

Além disso, algumas certificações são necessárias para permitir a venda ao mercado externo, como é o caso da Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos (CVLEA).

A adequação às exigências de cada Certificação só é possível quando a empresa está preparada para atender aos protocolos necessários e conta com processos eficazes e bem controlados.

 

Como garantir mais precisão no processo de pesagem e medição de alimentos

 

Nem mais, nem menos.

 

Além dos inúmeros desafios de controle de processo produtivo dentro da indústria alimentícia, também existe uma grande questão quanto à precisão na pesagem e medição de produtos. Quanto mais preciso for o seu processo até a embalagem ou envase, melhor será a rentabilidade, garantindo que a sua indústria não tenha prejuízos.

Se houver problema com subpeso ou subvolume, uma quantidade inferior à especificada na embalagem, é possível ter problemas sérios com os órgãos regulamentadores, como o Inmetro, além de ter sua imagem impactada no mercado.

Por outro lado, se a quantidade de produto dentro da embalagem for superior à descrita (sobrepeso ou sobrevolume), a sua indústria pode sofrer um imenso prejuízo, já que está enviando produto a mais ao mercado sem receber por isso.

Por esse motivo, a preparação dos produtos deve ser uma prioridade dentro dos processos produtivos das indústrias alimentícias.

 

Controle e automação

 

A redução do desperdício e a garantia de que as embalagens contenham exatamente a quantidade necessária só é possível com a ajuda de controles preventivos e robustos e da automação industrial. Utilizando equipamentos de qualidade a indústria pode otimizar os processos produtivos e garantir que a dosagem ocorra da maneira esperada. O avanço da tecnologia permitiu, inclusive, o uso da Inteligência Artificial na automação, proporcionando mais produtividade e eficiência.

Além disso, também é necessário garantir que todos os procedimentos realizados dentro da indústria sigam um determinado padrão de operação e qualidade. Isso significa que, além de contar com equipamentos eficientes e precisos, também é necessário garantir que os colaboradores responsáveis pela execução dos processos estejam devidamente capacitados, para poderem ajudar a manter a qualidade do seu produto final.

 

Escolha uma parceria que entregue qualidade

Há mais de 20 anos desenvolvendo soluções para aumento de produtividade e eficiência no ambiente Industrial, a Teep Tecnologia é especialista em recursos de manufatura avançada e indústria 4.0. Para conseguir entregar os melhores recursos para as empresas, eles compreendem quais são os principais desafios enfrentados pela indústria e ajudam identificar perdas e otimizar os processos.

Se o objetivo da sua indústria é otimizar e garantir mais eficiência aos processos, eles oferecem diversos recursos integrados, como é o caso do software TeepMES, uma solução MES (Manufacturing Execution System) . Esse software é responsável pela coleta de informações do processo produtivo, incluindo tempo necessário em cada etapa, motivo de paradas inesperadas, quantidade produzida, tempo de Set Up e muito mais, armazenando tudo isso em um banco de dados. Esses dados podem ser disponibilizados através de relatórios completos, ajudando os gestores a estabelecerem um processo de tomada de decisão mais inteligente e assertivo.

Com ajuda desse software, é possível proporcionar mais agilidade, qualidade e economia de custos. Identificando esses custos ocultos que impactam na rentabilidade da indústria, a solução da Teep Tecnologia ajuda a combater a improdutividade, a perda de qualidade, os atrasos na produção e muito mais.

 

CONCLUSÃO

 

A importância do planejamento e controle na produção de alimentos.

 

Como pudemos ver anteriormente, o planejamento e controle de todo o processo durante a fabricação é fundamental para evitar desperdícios e garantir que a sua indústria consiga produzir mais com menos. Esse controle pode ser obtido com ajuda de tecnologias desenvolvidas para garantir maior assertividade na execução de cada processo em relação ao planejado.

Em face disso, a automação industrial é uma estratégia que veio transformar a realidade de indústrias de todos os segmentos. Utilizando as tecnologias corretas, a sua indústria poderá estabelecer um controle inteligente e estratégico de tudo o que acontece durante as etapas produtivas, garantindo redução de custos e ganho de produtividade.

 

Então, como estabelecer um controle de qualidade mais assertivo?

 

Softwares de controle de processo produtivo, como os oferecidos pela Teep, são indispensáveis para indústrias que desejam estabelecer uma padronização na produção e embalagem dos seus produtos. Com controles preventivos e automação, a pesagem e dosagem dos produtos, a estocagem, acondicionamento, o atendimento às especificações e certificações dentro dessa indústria não serão mais um problema.

Nesse sentido, a tecnologia pode fazer toda a diferença para sua indústria, ajudando a aumentar a produtividade e evitar os principais problemas que afetam os processos industriais.

 

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.” – William Edwards Deming

 

Rolar para cima