Como Melhorar o OEE na Indústria: Estratégias Essenciais

 

Você quer descobrir como melhorar o OEE? O OEE (Overall Equipment Effectiveness) é uma métrica utilizada para avaliar a eficiência operacional da indústria. Através do cálculo dessa métrica, os gestores conseguem determinar a efetividade dos equipamentos e determinar quais serão os resultados obtidos ao final do período.

 

Essa métrica é composta por três pilares: disponibilidade, performance e qualidade. No caso da disponibilidade, nos referimos ao tempo disponível para utilização dos equipamentos, ou seja, a jornada total que esse equipamento poderá exercer.

 

A performance se refere a velocidade produtiva desse equipamento, comparado a sua capacidade máxima, enquanto a qualidade se refere a quantidade de produtos produzidos de forma incorreta ou inadequada.

 

Melhorar o OEE vai depender do foco em cada um desses pilares, de acordo com a demanda e as necessidades da empresa. Por exemplo, é possível melhorar a disponibilidade com uma gestão eficiente de manutenção, evitando que o equipamento apresente falhas e fique indisponível para a utilização.

 

No caso da performance, é possível melhorar os índices através da otimização dos processos de produção, enquanto a qualidade consegue ser melhorada através da automação e controle do processo produtivo.

 

O avanço tecnológico ajuda a melhorar o OEE

 

Vivenciamos na última década uma grande expansão das ferramentas tecnológicas dentro do ambiente Industrial. Conhecida como indústria 4.0, essa tendência transformadora trouxe tecnologias muito interessantes para o ambiente da indústria, como é o caso da Inteligência Artificial e a internet das coisas.

 

Esses recursos permitiram o controle mais inteligente dos processos que são realizados dentro desse ambiente, ajudando os gestores a se manterem atentos a tudo o que acontece na indústria e permitindo um processo de melhoria contínua nesse ambiente.

 

Dentes principais protocolos que podem ser implementados para otimizar o OEE dentro da sua indústria podemos mencionar:

 

  • Utilização de um software de gestão de qualidade;
  • Otimização da cadeia de suprimentos;
  • Redução de desperdícios;
  • Treinamento e capacitação dos colaboradores;
  • Otimização do layout da fábrica;
  • Entre outras medidas.

 

Precisamos entender que melhorar o OEE vai depender das características específicas da sua indústria. Por essa razão, é fundamental entender quais são as necessidades e demandas da sua organização e a partir daí determinar melhorias que ajudem a otimizar esse valioso índice.

 

Entender o que acontece dentro do ambiente Industrial é fundamental para escolher ferramentas e recursos que ajudem a proporcionar um ambiente mais eficiente e completo. Utilize a tecnologia a seu favor para entender melhor as necessidades do seu negócio e conseguir implementar recursos e ferramentas que ajudem a melhorar os resultados e a rentabilidade da empresa.

Rolar para cima