De forma simplificada, o MTBF consiste em um indicador de desempenho de ti que permite o cálculo de tempo médio entre falhas. Em uma tradução livre do inglês Mean Time Between Failures, esse indicador significa tempo médio entre falhas.
Dessa forma, podemos entender que esse valioso indicador permite um controle e planejamento de produção e manutenção dos equipamentos de forma inteligente otimizada. Quanto maior for o tempo médio entre as falhas do seu maquinário, maior será a sua produtividade e os resultados obtidos.
Um fator muito importante que deve ser mencionado é que o MTBF é totalmente diferente do MTTR, que significa tempo médio para reparar. Enquanto o primeiro se refere a confiabilidade do sistema, o segundo consegue quantificar a eficiência da equipe responsável pela manutenção.
Isso significa que, enquanto o MTBF calcula o tempo que o maquinário demora para apresentar falhas, o MTTR se refere à capacidade e habilidade da sua equipe em realizar o reparo em um tempo adequado.
Qual a importância do MTBF?
Dentro da indústria, o MTBF ajuda os gestores a entender quais são os sistemas, maquinários e equipamentos que precisam passar pela manutenção. Ao calcular o tempo médio entre as falhas, ele permite determinar o nível de produtividade de cada equipamento e oferecer paradigmas para a otimização do sistema.
Equipamentos que apresentam um número alto de MTBF São equipamentos mais produtivos, considerando que eles conseguem manter as suas atividades por um maior tempo sem apresentar falhas. Por essa razão, o cálculo do MTBF vai ajudar a sua equipe a estabelecer medidas preventivas e evitar a indisponibilidade dos equipamentos.
Além disso, ele também ajuda a garantir inúmeros benefícios para a gestão da sua indústria como veremos a seguir:
Permite estabelecer metas mais realistas
Ao determinar a produtividade de um equipamento durante um determinado período de tempo, esse indicador ajuda a estabelecer metas de produtividade conforme a resposta dos maquinários disponíveis. Isso significa que é possível reorganizar a demanda e estabelecer metas realistas de produção.
Controle de qualidade
O MTBF permite determinar quais são os maquinários que apresentam falhas mais frequentemente, quais os períodos e épocas onde o trabalho se torna mais rigoroso e demanda mais dos equipamentos e quais são as manutenções que devem ser realizadas. Equipamentos que apresentam falhas constantemente podem ser prejudiciais para a indústria, de forma que o MTBF contribui para a otimização e melhoria da qualidade do produto final.
Planejamento de manutenção
Uma vez determinado tempo médio entre as falhas, com a ajuda do MTBF, é possível estabelecer um cronograma de manutenção inteligente e eficaz. Dessa forma, sua equipe poderá realizar manutenção preventiva e evitar a incidência de falhas e indisponibilidade.
A qualidade dos equipamentos utilizados pela sua indústria podem fazer toda a diferença para aumentar o MTBF. Quanto melhores forem os equipamentos utilizados e a coleta de informações sobre o seu desempenho, mais fácil será garantir produtos melhores e resultados superiores.