Estratégias Eficazes para Reduzir o MTTR em Processos Industriais

 

O MTTR é um dos principais indicadores para indústrias que apresentam uma gestão de manutenção eficiente e completa. Ainda que o reparo/manutenção dos equipamentos seja indispensável, realizar esse processo de forma mais inteligente pode fazer toda a diferença dentro da produtividade e rentabilidade da sua indústria.


Vivenciamos a era da informação, de forma que a medição e monitoramento de desempenho através de indicadores consolidados pode ser indispensável. A utilização desses indicadores ajuda a estabelecer um controle mais inteligente sobre os tempos de paradas e as causas de falhas que prejudicam os equipamentos.


O MTTR é um indicador fundamental para medir o tempo médio que um equipamento necessita para passar por um processo de manutenção ou reparo. Calcular a quantidade de tempo que esse equipamento fica indisponível e deixa de produzir.


Nesse sentido, esse valioso indicador permite a avaliação da agilidade e eficiência da sua equipe responsável pela manutenção, assim como as ferramentas e componentes que são utilizados nesse processo.

 

Como o MTTR faz diferença dentro da sua empresa?

 

Esse indicador é tão valioso que ele está diretamente relacionado à disponibilidade dos ativos da sua empresa, ajudando a entender a produtividade e os resultados obtidos pela organização. Muito importante é que o MTTR também impacta a rentabilidade do seu negócio, principalmente porque a indisponibilidade dos equipamentos causa perdas e desperdícios para sua empresa.


Quando implementado juntamente com outros indicadores, o MTTR permite a avaliação de iniciativas e ações para garantir a continuidade disponibilidade do equipamento. O resultado disso é que a empresa reduz o custo com mão de obras, indisponibilidade, peças de reposição, entre outros, além de aumentar a satisfação do seu cliente final.


Diferentemente do MTBF, que avalia a confiabilidade dos ativos através do tempo médio entre falhas, o MTTR permite garantir um processo de manutenção mais rápido e eficiente. Cálculo desse indicativo se dado a seguinte forma:


Tempo médio de reparo = tempo total de reparo / número total de falhas apresentadas


Reduzir o MTTR nos processos industriais pode ser possível através de algumas iniciativas:

 

Utilize ferramentas e peças de maior qualidade


A qualidade das ferramentas e das peças de reposição que são utilizadas nas suas paradas para a manutenção faz toda a diferença no MTTR da sua indústria. Isso porque utilizar produtos de baixa qualidade favorece a incidência de novos defeitos e também aumenta o tempo necessário para o reparo do equipamento.

 

Contrate colaboradores qualificados


A contratação de uma equipe qualificada é fundamental para reduzir o tempo necessário para reparos. Uma vez que os profissionais responsáveis pela manutenção são capacitados e apresentam a experiência necessária para realizar esses processos, é possível reduzir o tempo necessário para a manutenção do maquinário.

 

Estabeleça um cronograma de manutenção preventiva e preditiva


A manutenção preventiva é implementada com base em um cronograma pré-estabelecido, enquanto a manutenção preditiva conta com a ajuda da coleta de informações dos equipamentos. Ambas as estratégias são muito benéficas para a indústria no sentido de reduzir as paradas não planejadas dos equipamentos, aumentando também a vida útil e reduzindo custos com manutenção.

 

Controle de processos


O controle do processo industrial ajuda a prevenir falhas através do monitoramento contínuo. Isso significa que o maquinário poderá dar sinais de que algo não está bem, como velocidade, pressão, temperatura, entre outros. Através de um controle assertivo a necessidade de manutenção dentro da sua indústria.

 

Rolar para cima